E aí, amantes da pimenta e dos sabores picantes? Hoje vamos mergulhar de cabeça em um mundo de ardência e sabor com um molho de pimenta artesanal feito por você! Prepare-se para dar um toque picante em todas as suas receitas caseiras e surpreender o paladar de todos ao redor.
Esqueça os molhos de pimenta industrializados sem graça! Aqui, vamos explorar a magia de criar um molho artesanal, feito com ingredientes naturais e cheio de personalidade. É a oportunidade perfeita para mostrar seu lado criativo na cozinha e personalizar o nível de picância de acordo com sua preferência.
Aqui, você vai descobrir como combinar diferentes tipos de pimenta, ajustar a picância, equilibrar os sabores e criar um molho que vai dar um verdadeiro soco de sabor em todas as suas receitas caseiras.
Ingredientes do Molho de pimenta artesanal
- 10 pimentas malagueta
- 5 pimentas dedo-de-moça
- 3 pimentas jalapeño
- 2 dentes de alho
- 1 cebola roxa pequena
- Uma colher de sopa de vinagre de maçã
- 1 colher de sopa de açúcar mascavo
- Suco de 1 limão
- 1 colher de chá de sal
- 1 colher de chá de azeite de oliva
Modo de preparo passo a passo da pimenta caseira
- Comece preparando as pimentas. Lave-as e retire as sementes, se preferir um molho menos picante. Corte as pimentas em pedaços menores e reserve.
- Em uma panela, aqueça o azeite de oliva em fogo médio. Adicione o alho e a cebola roxa picados e refogue até ficarem dourados e macios.
- Adicione as pimentas cortadas à panela e refogue por alguns minutos para liberar os aromas e sabores.
- Adicione o vinagre de maçã, o açúcar mascavo, o suco de limão e o sal. Então mexa bem para incorporar os ingredientes.
- Reduza o fogo para baixo e cozinhe por cerca de 15 minutos, mexendo ocasionalmente, até que as pimentas fiquem macias.
- Retire a panela do fogo e deixe o molho de pimenta esfriar um pouco.
- Com o auxílio de um liquidificador ou processador de alimentos, então bata o molho até obter uma consistência homogênea. Se preferir, deixe algumas pequenas partes das pimentas para uma textura mais rústica.
- Por fim, transfira o molho de pimenta para um frasco esterilizado e deixe esfriar completamente antes de fechar.
- Armazene o molho de pimenta artesanal em um local fresco e escuro por até 3 meses. Quanto mais tempo ficar descansando, mais os sabores irão se desenvolver.
Veja outras receitas deliciosas
>> Minha receita especial de carne cozida com tomates pimentão e alecrim simples e saboroso
>> Aprenda a minha receita de bolo de canela com açúcar mascavo para uma opção mais saudável
>> Todo mundo vai pedir para você repetir, então faça o salgado de massa folhada com atum
>> Doce pé de moleque feito em casa, aliás, lembra do o sabor de infância em poucos passos
Então, gostou dessa receita? Aliás, aproveite para compartilhar e deixe logo abaixo nos comentários, qual a próxima receita que gostaria de ver por aqui.