Ah, não tem nada melhor do que reunir os amigos, abrir uma cervejinha gelada e saborear um delicioso petisco, não é mesmo? E se tem um petisco que combina perfeitamente com esse momento é o croquete de carne.
O croquete de carne é um clássico que agrada a todos os paladares. Seja como acompanhamento em um churrasco, como petisco em uma festinha descontraída ou até mesmo como um lanche rápido e prático, ele sempre faz sucesso. E a melhor parte é que você pode prepará-lo em casa, de forma simples e rápida.
Ingredientes do croquete de carne
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo
- 300g de carne moída
- 2 colheres (sopa) de óleo
- 120ml de água
- Farinha de rosca
- 2 colheres (chá) de amido de milho
- 1 cebola picada
- Pimenta do reino a gosto
- 1 dente de alho picado
- Azeitona picada a gosto
- 2 colher (sopa) de extrato de tomate
- 1⅓ xícara (chá) de água
- Sal a gosto
- Salsinha a gosto
- Orégano a gosto
Como preparar o croquete
Imagine só: uma casquinha crocante por fora, revelando um recheio suculento e saboroso por dentro. É de dar água na boca!
- Pegue uma panela com óleo leve ao fogo médio, coloque a carne moída e refogue bem para soltar os gruminhos.
- Adicione a cebola e o alho deixe fritar um pouco. Acrescente em seguida o extrato de tomate e a azeitona picada.
- Tempere com sal, a pimenta do reino, o orégano e a salsinha picada. Assim misture e junte a água e misture novamente, desligue o fogo.
- Junte a farinha de trigo de uma vez e misture tudo muito bem. Assim que a mistura estiver homogênea, volte ao fogo baixo novamente.
- Cozinhe por alguns minutos, mas mexa sempre, até a massa ficar bem cozida e desgrudando do fundo da panela.
- Transfira a massa para uma tigela e mexa um pouco até que esfrie. Pegue uma pouco da massa e modele os croquetes, faça isso com toda a massa.
- Em uma vasilha misture a água com amido de milho, assim passe os croquetes na água e depois na farinha de rosca. Então faça todo esse processo com todos os croquetes.
- Por fim, frite em uma panela com óleo bem quente, até ficarem dourados. Escorra no papel toalha.
Origem e curiosidades do croquete de carne
A origem exata do croquete de carne é incerta, mas acredita-se que ele tenha sido criado na França, por volta do século XIX. A palavra “croquete” vem do francês “croquer”, que significa “crocante”. Inicialmente, o croquete era uma forma de aproveitar sobras de carne, transformando-as em um petisco saboroso.
A receita se espalhou por diferentes países e culturas, sendo adaptada de acordo com os ingredientes e os gostos locais. Em muitos lugares, o croquete de carne se tornou uma especialidade culinária, presente em festas, bares e restaurantes.
No Brasil, o croquete de carne é muito popular e está presente em diversas regiões. É comum encontrá-lo em bares, lanchonetes e até mesmo em festas e eventos. Cada região pode ter suas variações na receita, mas a base do croquete de carne, com sua casquinha crocante e recheio suculento, é apreciada por muitos brasileiros.
Veja outras receitas irresistíveis
>> Sinta-se nas alturas: então faça o bolo dos Anjos a delícia que derrete na boca
>> Uma delícia mexicana em sua casa, então faça a sopa de tortilha cheia de sabor
>> Vinho quente para festa junina aqueça-se com essa deliciosa receita com seus familiares
>> Cuscuz de sardinha, aliás com toque especial de ovos e azeitonas uma combinação irresistível
Aliás, não esqueça de compartilhar essa delícia com amigos e familiares, veja nossas redes sociais e deixe nos comentários qual a próxima receita que gostaria de ver por aqui.